sexta-feira, 18 de outubro de 2019



VIOLÃO - material didático para ensino coletivo de violão - Volume 1 - Professor Fábio Amaral
           Este material consiste em uma proposta de Educação Musical direcionada a atender projetos de ensino coletivo de violão no contraturno escolar e ao ensino de música em sala de aula em escolas públicas de ensino regular.  Todo esse trabalho, resulta da experiência de 15 anos do professor Fábio Amaral da Silva Sá, ministrando aulas coletivas de violão em escolas da rede pública de ensino, assim como, das reflexões, estudos e pesquisas realizados durane no Mestrado em Ensino Coletivo de Violão na EMAC- UFG entre anos de 2014 e 2016.   
            O objetivo deste material didático é proporcionar uma formação musical e instrumental inicial contemplando, concomitantemente, leitura de partitura e de cifra por meio de aulas coletivas. O repertório musical foi construído a fim de atender os seguintes objetivos: 1) contemplar questões idiomáticas do violão; 2) ser atrativo ao aluno 3) ser eficaz ao aprendizado da técnica violonística, da leitura musical e das levadas rítmicas utilizadas pelo violão na música popular. Para além desses objetivos, busca-se oferecer aos alunos acesso a um repertório musical amplo e diversificado que considere seu gosto musical, mas que ao mesmo tempo contribua com o conhecimento de novos estilos musicais.
       O aprendizado e o treinamento da leitura do pentagrama será realizado de forma "fragmentada", isto é, haverá inserção gradual das linhas da pauta por meio da utilização de um repertório musical com nível de execução também gradual. Tal perspectiva objetiva facilitar o entendimento e busca desmistificar a crença, segundo a qual "aprender a tocar violão por partitura é uma tarefa difícil". O ensino da leitura de partitura será realizado da seguinte forma: inicia-se a leitura e a execução a partir da 5ª linha e de forma progressiva serão adicionadas as linhas inferiores até completar as cinco linhas da Pauta. Nesse processo é utilizada a "teoria aplicada" em que os conceitos musicais só são apresentados ao serem vivenciados na prática.
            O material está divido em três cadernos distintos. O "Caderno 1" contém as noções preliminares de postura e técnica violonística, os fundamentos da leitura de partitura e, por fim, apresenta melodias fáceis de execução e exercícios de leitura em grupo com a utilização da partitura em conjunto com a cifra. O "Caderno 2" é destinado ao estudo da Cifra, a partir de músicas populares com acordes "sem pestana" e de diversas variações das levadas rítmicas utilizadas pela mão direita no violão. O "caderno 3" designado como "Repertório", contém arranjos escritos para o "Ensino Coletivo de Violão" contemplando peças a duas, três e 4 vozes. É importante ressaltar que os três cadernos são utilizados de forma simultânea nas aulas, e que a divisão do material em 3 cadernos é meramente organizacional.
138 páginas
Lançamento: Ano de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário